Quando os filhos morrem antes dos pais: como lidar com o luto materno?
Falar sobre os filhos sempre emociona. Acompanhar seu crescimento, as gracinhas, as descobertas e suas conquistas enchem os corações das mães de amor e gratidão. Mas existe uma situação, talvez a única, que pode cortar esse caminhar tão cheio de amor e aprendizados: a perda de um filho. Sim, esse é um assunto duro e delicado, quase proibido, mas, infelizmente, algumas mulheres passam por isso.
O luto que uma mãe vive ao perder a sua cria é diferente de qualquer outro. Afinal, não há dor maior para uma mulher que buscou a maternidade do que a perda de um filho. E não apenas quando são ainda crianças, mas em qualquer idade. No entanto, quando a morte acontece ainda pequenos, além da dor, há um questionamento instantâneo: “por que com o meu filho? O que ele fez para não ter a chance de crescer e ser feliz?”
A maioria das pessoas cresce escutando dos pais aquele velho ditado sobre a ordem natural das coisas, com os mais velhos “indo” antes dos mais novos. Mas, às vezes, em algum momento, por alguma razão, os filhos podem ir antes de seus pais. E é por isso que, na coluna de hoje, vamos falar sobre o luto e como esse processo pode ser, se é que isso é possível, menos traumático.